quarta-feira, 22 de abril de 2009

Atividade I I _Primeiro Encontro

No blog, escreva suas considerações acerca da seguinte citação:

“As tecnologias da Informação e comunicação vêm causando um impacto na sociedade, transformando os costumes e a vida das pessoas rapidamente.
(...)As mídias interferem diretamente na construção das identidades, isto é, criam certos modelos que orientam a formação de identidades ” (Cartilha,p.35 e 36)
Como isto se evidencia?Exemplifique.

30 comentários:

  1. Que a tecnologia da Informática está mudando a rotina das pessoas, mostrando novos caminhos para que ela esteja melhor informada e atualizada.

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes as tecnologias servem como ferramentas para auxiliar a aprendizagem e o meio acaba perdendo sua autonomia frente a esta situação, pois o que ocorre é um mal uso destas por parte dos profissionais do ensino e uma fobia de que estas tomem seus lugares no futuro; um futuro que está presente e que precisa de profissionais que se atualizem o tempo todo e utilizem esta atualização no meio ao qual estão inseridos, onde criaremos uma nova visão de tecnologia.
    Devendo, assim, as escolas encaixarem este recurso nos seus planos de ação, afim de usá-los como uma forma diferenciada, criativa e dinâmica no desenvolvimento de uma aula. Os recursos não podem servir apenas para satisfazer os anseios da comunidade escolar, nem para fazer parte do cenário de escola padrão para visitação, portanto educandos e educadores devem buscar um amadurecimento neste sentido.

    Marcia
    Escola São Tarcisio

    ResponderExcluir
  3. comentario sobre a segunda frase- A partir do momento em que um ser humano se concientizar que o processo de aprendizagem é constante, sua vida estará integrada, através da comunicação, com a vida e o mundo; assim será capaz de solucionar seus problemas e terá capacidade de contribuir com o desenvolvimento de sua sociedade eocm o seu proprio desenvolvimento.
    A comunicação se faz de diferentes formas e a mais consagrada, com certeza, é a que provém do ambiente ao qual estamos inseridos e é apartir deste ponto que convergiremos para os demais meios de comunicação existentes, usufruindo assim das tecnologias e diferentes mídias que existem atualmente. Como afirma Belloni em seu livro "O que é midia-educação" as crianças tem uma capacidade incrivel de absorver as mais diferentes informações, as crianças que vem muita tv (hj em dia, quase todas) possuem uma capacidade de construir uma relação espaço temporal masi facilmente. exemplo claro, é que conseguem ver tv, ouvir musica e fazer as tarefas da escola ao mesmo tempo. agora cabe a nós nos perguntar até onde devemos "não interferir" nesta nova forma de modelo de identidade........
    marcia
    escola são tarcisio

    ResponderExcluir
  4. A tecnoliga da informação torna mais ágil a comunicação e com isso as informações circulam com maior prontidão mudando o modo como aprendemos e como desenvolvemos o conhecimento em sala de aula. Com a chuva de informação e conhecimento que nossos alunos futuros cidadões estão sendo expostos geramos um perfil diferenciado de educando para um mesmo perfil de educador o que gera a dificuldade de relação entre escola tradicional e educandos hiper informatizados. Tendo suas personalizadas e caráter influenciados e com isso também seu desenvolvimento como educandos.
    Mirian L. Severo
    EEF.Dr.Homero de Miranda Gomes

    ResponderExcluir
  5. Com os avanços nas tecnologias, a sociedade está ficando dependente dela. A internet é um exemplo, caso ela pare, causará grandes perdas a várias empresas. Nos dias de hoje, a pessoa que deseje arrumar um emprego, deve saber utilizar um computador e ter um e-mail, caso contrario é considerado um “analfabeto”. A sociedade está perdendo aquela cena comum do passado, onde as crianças brincavam na rua, andando de bicicleta, pulando amarelinha, estão mais interessados em ficarem em casa, navegando no Orkut e chats no MSN.

    Sandro
    E.E.B. Roberto Schutz

    ResponderExcluir
  6. Olá, bem turma abaixo meu comentário sobre o texto citado...
    Primeiramente eu gostaria de parabenizar a equipe pois o clima do
    curso foi bem agradável e não se tornou massante. Parabéns!

    Bem, sobre a questão da influência das midias nas formações de novas
    identidades acredito que sim, claro que sim, e fortemente podemos
    perceber esses "esteriótipos" podemos assim dizer, tanto o professor
    jurassico hehehe aquele que tem medo e não se aproxima das
    tecnologias, como aquele que está plugadissimo, atualizadissimo e
    muitas vezes ateh "moderninho" rsrsrs com Orkut, Blogs, Msn etc e
    tal....

    Os alunos, que alunos são esses de hoje, deixaram pra tras os livros,
    agora a questão é o Digital, o mp3... o mp4 o 5 ou sei la que numero
    ja esta.... eu posso nem saber mas perguntamos para qualquer individuo
    lá com seus 7 ou 8 anos as vezes nem isso, pra ter as respostas dos
    ultimos lançamentos, jogos... e tudo o mais que os meios e as novas
    midias de informação e comunicação oferecem....

    Lógico com a Internet por exemplo, vem outros problemas como os da nova linguagem da web o internetês que ao meu ver influencia muito na aprendizagem da lingua portuguesa gramatica entre outras dificuldades que se acentuam com o costume da linguagem virtual... a questao do tempo de uso, orkut entre outros sites tambem acarretam na formação de novas identidades com certeza....

    Bem, no mais discutimos em sala, abraço a todos e um OTIMO FERIADO!

    Até mais,
    Abraços,

    Maira Penteado,

    ResponderExcluir
  7. Realmente as TICs estão influenciando muito o cotidiano da sociedade e pensando em aumentar a motivação e atenção dos alunos na sala de aula, é importante que a escola incorpore ao seu cotidiano novas linguagens como a informática e a mídia que estão presente na vida das crianças, as quais estão inseridas num mundo informação muito amplo e rápido, mostrando que alguns meios de comunicação atraem de forma especial à atenção dos jovens.
    Mas também é necessário saber selecionar o que usar, como usar e para que usar, uma ferramenta como o computador, a televisão, a internet e outros, pois essas novas linguagens de tecnologia devem ter a função de propiciar conhecimento.
    Compete a nós auxiliarmos e motivarmos os professores a assumirem a responsabilidade de tornar a escola um contexto de aprendizagem e de desenvolvimento, pois essa também precisa mudar para acompanhar a evolução dos tempos.
    Luceli
    EEB Maria de Lourdes Scherer

    ResponderExcluir
  8. A informática e a tecnologia cresceram em uma velocidade incrível , e a sociedade não acompanhou essa evolução . quem mais acompanhou essa evolução foram os jovens ,que ficam o dia inteiro no msn conversando e abreviando as palavras que falam , sem saber se a pessoa que esta no outro lado vai entender . Alem disso eles estão acabando com o seu vocabulário , pois eles acostumam a escrever errado no chat e quando precisam escrever algo importante , não sabem escrever nem a metade das palavras certas.
    hoje a informação é muito ampla e chega de forma rápida e fácil , e compete aos professores e aos demais desse ramo de informação , motivar o uso desses meios de comunicação , de uma forma que venha a ampliar o conhecimento e não destruir o que as pessoas já tem .

    Peterson .
    EEB CONÊGO RODOLFO MACHADO

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá a todos...
    “As tecnologias da Informação e comunicação vêm causando um impacto na sociedade, transformando os costumes e a vida das pessoas rapidamente.", sobre esta afirmação apresento duas visões bem distintas. Primeiramente digo que muitas pessoas realmente são afetadas positivamente pela era da informação, estudando on-line, aumentando sua cultura, fazendo uso das informações e comunicações como nunca antes vivenciado pela humanidade. Porém na minha opinião uma grande parcela de pessoas apenas usa toda essa tecnologia para futilidades e modismos. Vivem praticamente com no século passado a nível de conhecimento científico, ético e social.
    Além de tudo a grande parte da mídia serve apenas para aumentar o consumismo, não se preocupando com a sociedade como um todo ou com a formação do indivíduo.
    Podemos contribuir para a evolução cultural e científica, ética da sociedade mostrando possibilidades de uso dessas TICs na educação e também no dia-a-dia.

    César Anderle,
    E.E.B. Tânia Mara S. Locks

    ResponderExcluir
  11. Vários são os impactos que uma nova mídia pode causar na sociedade. A Internet, por exemplo, é uma interferência no funcionamento da sociedade e das relações sociais. O imediatismo da comunicação, fez com que as distâncias e limites do mundo físico fossem praticamente eliminados. A noção de tempo e espaço que temos hoje é diferente da que tínhamos há dez anos. As mudanças causadas pela internet na sociedade sejam elas, positivas ou negativas, o que se pode afirmar é que houve mudanças. Ela atinge tanto as pessoas que fazem uso dela, como as que não fazem.
    No processo da formação da personalidade incorporam-se padrões de comportamentos e valores que vem de experiências sociais pelo qual o indivíduo passa. Quais são as experiências sociais dessa nossa nova geração a não ser o contato com as mídias?
    Com a vida em sociedade sendo organizada por programas de computador, o individuo passa a ter que se adequar cada vez mais rápido.
    A identidade individual é criada e recriada através de relacionamentos sociais. As tecnologias participam de uma transformação no modo como os indivíduos se constituem e moldam a sua identidade, o indivíduo ganha novos contornos com as tecnologias.
    Adriana Galzerani

    ResponderExcluir
  12. Evidencia-se no comportamento e no modo de agir das pessoas que ultimamente vem se deixando influenciar pelo que é dito e mostrado na mídia.
    Hoje em dia, principalmente os jovens, perdem sua identidade deixando-se guiar pelo que veem e pelo que praticam, como por exemplo a internet. O comportamento agressivo das pessoas é um reflexo do comportamento mostrado pelos meios de comunicação.
    O lado positivo da mídia e das novas tecnologias, quando usado com consciência e sabedoria, facilita e agiliza o trabalho dos profissionais de todas as áreas, inclusive é uma ótima ferramenta na área educacional.

    EEB Abel Capella;
    Silvia Mara Alves

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. No meu ponto de vista essa transformação está evidente no dia-a-dia de todos nós. Evidente nas profissões que existem hoje em dia, nas profissões que vem se consolidando nos últimos anos. Tudo isso reflexo da mudança nos costumes e na vida das pessoas. Pessoas estas que hoje em dia levam a vida junto ao computador, junto a internet, junto ao celular, fazendo destes seus instrumentos de Informação, comunicação, lazer, etc...

    Em relação as mídias podemos dizer que essa orientação na formação de identidades fica bem evidente na influência que a TV brasileira exerce sobre as pessoas. Um exemplo simples seria as modinhas, gírias, nome de personagens, etc, que a novela das oito disponibiliza e a população coloca em seu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Nos útimos anos as tecnologias de informação e cominicação têm interferido diretamente na vida das pessoas. Principalmente a televisão, como vemos hoje em dia, muitas pessoas, incluindo as crianças, vem pronunciando as gírias da novela das 21h,da Rede GLOBO, então crianças que ficam até tarde acordadas para assistir ao BBB.
    Pois bem, as tecnologias foram criadas para auxiliar os homens, o problema é que a grande maioria não utiliza-se desses avanços para crescer, porque é muito mais fácil receber as informações prontas do que parar um pouco e pensar sobre a sociedade que vivemos.

    Nadir de Jesus
    EEF São Miguel

    ResponderExcluir
  17. Nos dias de hoje esse crescimento acelerado das TIC's esta muito evidente...Para mim há dois pontos de vista, um positivo que seria o desenvolvimento do país, e por outro lado existe um ponto negativo que é a escassez de emprego deviduo ao desenvolvimento tecnológico. Nem todos estão conseguindo acompanhar esse desenvolvimento acelerado e quem não consegue acompanhar é passado para trás. Em uma situação como em um treinamento para vaga de emprego por exemplo é contratado quem tem mais experiência com as tecnologias de hoje. Temos que estar sempre por dentro das novidades tecnológicas...

    Tamara Klausen
    EEB Profª Maria Amalia Cardoso

    ResponderExcluir
  18. Quem hoje não esta ligado na internet, é considerado uma pessoa desatualizada, pois tudo gira em volta dela, as tecnologias em geral. Nada mais prático que um celular, você acha a pessoa até no outro lado do mundo.
    Rapidamente a Tecnologia vem avançando em nosso coditiano, até nossos pais e avôs estão aprendendo a mexer, para ficarem ligados nessa nova era, que vem rapidamente mudando nossas vidas. Vidas essas que muitas vezes estão nos aparelhos celulares, que a cada dia estão mais tecnológicos, e armazenam dados como: agenda de compromissos diarios, datas importantes de nossas vidas e ainda dados pessoais, além claro dos nossos contatos telefônicos.
    Fora a interferência que ocorre nas identidades das pessoas, e principalmente em jovens e crianças que ligeiramente aprendem um vocabulário com erros gramaticais, levando-os a uma demora da escrita correta, além dos danos psicológicos, que levam esses individuos a serem pessoas com medo de se relacionarem, por acharem mais fácil através do msn, chats, blogs, entre outros do que pessoalmente.

    Regiane da Silva
    EEB Cecília Rosa Lopes
    Joicy Paula Althof
    EEF Marcília de OLiveira

    ResponderExcluir
  19. Com o advento dos sistemas digitais, procedimentos manuais foram eliminados ao longo do tempo, onde adquiriu-se maior agilidade e confiança na utilização desta era de informática e tecnologia, que cada vez mais vem liderando mercados internacionais, com sistemas interados que podem resolver simples problemas de um pequena loja chegando a interligação de multinacionais, onde cada dado inserido pode ser atualizado e acompanhado em tempo real.
    Com todas estas mudanças, nossa sociedade foi se acostumando cada vez mais com informações mais rápidas, possibilitando maior poder de análise criteriosa para uma simples reunião ou uma tomada de decisão importante, onde esta pode refletir em todos os colaboradores de uma empresa.

    Telma Garcia
    EEB Presidente Roosevelt

    ResponderExcluir
  20. Nos dias de hoje, notamos que o setor tecnológico que mais avança é o da comunicação. Se olharmos para trás, a telefonia móvel era cara e para poucos e a internet ainda engatinhava. Hoje notamos como que a massificação destas tecnologias mudou o cotidiano das pessoas. O telefonia móvel permite que estejamos a disposição a qualquer momento e praticamente em qualquer lugar. A internet nos conecta com o mundo e a transmissão de informação é em tempo real. Cabe a nós prepararmos as novas gerações para este mundo de infomrção cada vez mais rápida.

    Wilmar Eduardo Poluceno

    ResponderExcluir
  21. O avanço científico e tecnológico mudou a vida das pessoas. Antigamente para nos comunicarmos com parentes ou amigos distante mandávamos cartas, hoje nos comunicamos por e-mail, msn, skipe, ou seja, uma comunicação instantânea, uma comunicação como se estivéssemos frente a frente. Com toda essa evolução temos que tomar cuidado com a informação que nos chega, que chega aos nossos educandos. Temos que saber filtrar essas informações e possibilitar aos educando que coloquem em prática o conhecimento tecnológico adquirido de forma a possibilitar novas aprendizagens para torná-lo crítico e seletivo frente às informações e comunicações que chegam todos os dias.

    Simone Kilkamp
    EEB Nossa Senhora da Conceição (Turma 002)

    ResponderExcluir
  22. Sabe-se que informação nunca é demais, mas se a população ficar focada só nessas mídias e optando pelo sedentarismo, ao mesmo tempo que estão ligados com o mundo via sua mídia (pc,tv...), ela sente-se só, e isso é um dos motivos que causa problemas de saúde como a obesidade, vista em grande quantidade nos países desenvolvidos e informatizados. A solução, para isso, é saber usar as mídias moderadamente e praticar esportes pra ser uma pessoa saudável.

    Sim, a mídia vem mudando a identidade das pessoas. E como todo assunto, tem seus benefícios e malefícios. O lado 'bom' é que elas ficam atualizadas, entrando na modinha das novelas e reality shows da vida. O outro lado é que perdem sua autenticidade, virando meras copias de famosos.

    Todo esse contexto é mais evidente nas populações que não sabem desfrutar das informações que as tecnologias nos dão.

    EEB José Boiteux

    ResponderExcluir
  23. Que as TICs estão mudando o modo de como vivemos e agimos, não temos dúvida, e agora, a escola está começando a fazer parte dessa mudança, investindo cada vez mais em TI. Isso é um fato muito relevante, pois as crianças e jovens de hoje, cresceram em contato com essa recente tecnologia, criando novos hábitos, de estudo e lazer, através de jogos e principalmente da internet, principal meio de comunicação desse nova geração, que tanto pode ampliar os estudos, como também dispersar para outros assuntos. E agora com as sala de TI, os professores, junto com os monitores de TI, podem utilizar esta ferramenta para o melhor aprendizado do aluno.

    Um grande abraço,

    Paulo Victor da Cunha Custódio
    EEB Lauro Muller

    ResponderExcluir
  24. As instituições estão cada vez mais investindo em estrutura tecnológica para atender a demanda da comunidade escolar. As tecnologias devem ser usadas de forma consciente abrangendo a formação de alunos e educadores de forma social e formal.
    BIANCA QUEVEDO CARVALHO

    EEB CECÍLIA ROSA LOPES

    ResponderExcluir
  25. As mudanças na sociedade e os impactos são proporcionais ao nosso espanto, advinda principalmente das novas TIC´s e mídias. Tudo é rápido o bastante para o Ocidente, como para o Oriente. As barreiras geográficas e as distâncias culturais, hoje em dia parecem estar próximas demais, causando surpresas, quando nos deparamos com o diferente inserido ao nosso meio. Causa-nos estranheza, porém assimilamos novos fatos imediatamente, nos apropriamos de culturas milenares como se nossas fossem desde o sempre. As evidencias estão nos hábitos alimentares, nas vestes, nas danças, na música, na arte, na religião. Um exemplo bem recente é a própria cultura Indiana...sabíamos bem pouco antes da mídia TV, hoje já somos capazes de falar expressões idiomáticas daquele país sem ao menos sabermos exatamente o que falamos....fazemos por repetição, sabemos dos seus costumes e valores. Isso espanta? Não, a meu ver são as mídias e as tecnologias responsáveis em promover esse encontro com o inesperado. Espero que o futuro ainda nos reserve a dignidade de povos e nações – cada qual com sua identidade – porém próximos o bastante na ajuda mútua de um mundo melhor.
    Marco Aurélio Michels – Turma 005

    CEMAJOBA

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia vêm revolucionando o mundo,e a tecnologia da informaçâo está mudando o cotidiano de todos nós e serve tambem para mudar o geito do nosso aprandizado e para que posamos superar nossos propios limites,e que assim através da tecnologia posamos fazer um mundo bem mlhor para todos.

    ResponderExcluir
  27. Nos dias atuais a informação bate em nossa porta a cada instante, causando um grande impactoem nossa sociedade, transformando a vida e os costumes de cada pessoa. Muitas pessoas ainda são avessos as tecnologias, por motivo de não conhece-las e por medo de utilizar a maquina, o verdadeiro analfabeto tecnologico, e de superar alguns obstáculos. O mundo globalizado disponibiliza suas informações muito rapidamente, e para conseguirmos acompanhar temos que interagir com ele. Se conhecermos a tecnologia veremso que ela pode ajuda-la, e muitop no ensino aprendizagem de nossos adolescentes e nossas crianças.Como também podemos identificar a interferência que os programas de midia causam em nossos jovens podendo formar identidades espelhadas em ações e reações que criam modelso para construção de suas vidas, sendo elas boas ou ruins;

    EEB Marilda Lênia Araújo

    ResponderExcluir
  28. Hoje em dia a tecnologia está por todos os lados. As pessoas são obrigadas a acompanha-las ou ficam para tras, principalmente na hora de arrumar um emprego.
    Com a implantação de novas tecnologias nas escolas a educação se beneficia, formando jovens que terão maior facilidade em aocmpanhar o avanço tecnologico e se tornarem melhores profissionais.

    Everton da Silva
    E.E.F Dom Jaime de Barros Camara

    ResponderExcluir
  29. Os meios de comunicação caminham lado a lado com a humanidade.´Atualmente vivenciamos um processo em que estes meios estão se modernizando e tornando-se cada vez mais rápidos. Que é que iria imaginar na década de 60,70 ou 80 a revolução da informação causada pela internet?
    Pois bem, os efeitos deste fenômeno atinge todas as esferas da socidade seja na economia, cultura, identidades.
    Neste movimento o que mais circula é a informação, mas como nem tudo o que temos online é construtivo e voltado para a emancipação humana, temos que ter uma claro da necessidade de uma orientação para que não se caia na alienação dos seres homanos, na apatia, ou na mera reprodução do que leu. è neste sentido que as escola e professores devem estar preparados para acompanhar as mudanças e orientar para o uso construtivo destas novas tecnologias.

    ResponderExcluir