quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Atividade 1

Para iniciar, acesse o Youtube, nos links abaixo e assista aos vídeos indicados. Estes vídeos nos chamam a atenção para os conceitos de tecnologia, mídia, conhecimento e metodologia. Assista-os, e a seguir poste um comentário sobre as suas impressões.


Assista aos vídeos:
Vídeo 1: TECNOLOGIA E METODOLOGIA
http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4&feature=PlayList&p=030F724F4E659EA3&index=0&playnext=1

Vídeo 2:
O PODER DA MÍDIA PARTE 1(HISTÓRIA)
http://www.youtube.com/watch?v=PPCTCAFy42k&feature=PlayList&p=3B7A71D8493A4869&playnext=1&playnext_from=PL&index=80

26 comentários:

  1. Olá Pessoal...
    Acredito que para que se alcance um modelo de educação que atenda às necessidades da sociedade da informação é necessária uma mudança a partir de suas bases; mas, para que o professor se sinta motivado a mudar as antigas práticas e aplique de maneira efetiva e eficaz os recursos tecnológicos, é fundamental, não apenas instrumentos, pois a simples presença de computadores nas escolas não garante a sua incorporação às práticas pedagógicas; mais que isso, é essencial a formação do professor para o uso adequado das tecnologias. A grande maioria dos professores, por ser fruto do modelo de educação tradicional, não está apta a romper suas amarras com o passado e continuam apenas reproduzindo suas práticas, onde o professor é o centro do processo e o aluno absorve passivamente a informação. Para que este molde conservador se transforme e se adéque aos modelos de sociedade atual, não basta investir em recursos tecnológicos nas escolas, se não houver também a instrumentalização e a formação do educador para sua incorporação ao processo educativo e, conseqüentemente, uma reorganização da estrutura escolar.
    A resistência do professor ao uso das tecnologias se deve, em parte, pela falta de conhecimento das ferramentas e de domínio das mídias, pois com a grande quantidade e o enorme fluxo de informações a que os alunos têm acesso, o papel da escola e do professor na sociedade precisa ser rearticulado, precisa auxiliar na filtragem das informações que chegam ao aluno e ensiná-lo a pensar criticamente estas informações. As tecnologias potencializam a ação pedagógica, mas não a determinam. Para que a inserção dessas tecnologias no processo pedagógico não seja apenas outra maneira de ensinar da mesma forma, a mudança das metodologias tradicionais de ensino é essencial. Com uma melhor qualificação e com o nosso auxílio, compartilhando os conhecimentos técnicos acerca do uso das mídias, o professor poderá utilizá-las como auxiliares no processo de construção do conhecimento, não apenas como forma digital de repasse de informações.

    Daiana Grube
    EEB Irmã Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nos vídeo vemos um questionamento sobre o tipo de educação, que mesmo adicionando tecnologias, a forma de se passar o conhecimento continua a mesma, o professor no centro e os alunos como meros espectadores.
    Acredito que isso vem de uma educação tradicional, e com o tempo pode vir a ser modificada desde que se comece na base.
    Muitos professores ainda nem utilizam as tecnologias oferecidas pelas escolas por não sabê-las manipulalas.
    Hoje temos uma grande necessidade de conhecimento, de uma escola mais organizadora do que repassadora de conteúdos.
    Precisamos de uma escola que possa atuar em um novo mundo, o mundo onde cresce as tecnologias.
    Formar indivíduos que saibam atuar na exigência tecnológica deste mercado de trabalho.
    Precisamos mudar a cara da escola, investindo em novos desafios, rompendo com práticas ultrapassadas, com capacitações continuadas, com equipes teóricas que estejam além do conhecimento do professor.
    É dentro da escola que se vai selecionar o que mais é importante para a vida.
    Sendo assim os espaços de conhecimento vão se multiplicando.
    Acredito que com o tempo essa realidade mudara, desde que seja oferecido cursos nesta area, desta forma o professor poderá passar o conhecimento para o aluno e também aperfeiçoar seu método de ensino.
    Vania Rossato
    EEB Professor Laércio Caldeira de Andrada

    ResponderExcluir
  5. Com a observação desses vídeos podemos dizer que é como está sendo utilizados nossas tecnologias em sala de aula pela maioria ainda de professores.Nossas escolas estão cada vez mais modernas tecnologicamente, mas muita coisa se estraga sem mesmo ser utilizados.
    Acho que falta por parte do governo, ou até pelos professores uma capacitação, cursos de informatica básica. Uma grande mobilização nas escolas.
    Professores mais capacitados é igual alunos mais interessados, e presentes a aula. Professores interessados em dar aula e alunos interresados a aprender.

    Ricardo Alonso Machado
    EEB GETÚLIO VARGAS

    ResponderExcluir
  6. Os vídeos mostram primeiramente que no tempo em que se vive todos tem acesso com muita facilidade a informação, seja ela de qual maneira for. A partir disso pode-se observar que mesmo com o fluxo tão grande de informação, ela muitas vezes não é usada de maneira correta no auxílio a educação.
    Isso pode acontecer por uma falta de interesse dos educadores em alterar o processo no qual estão tão encaixados e acostumados, mas também pelos alunos, que usam toda a tecnologia de maneira errada.
    De forma gradativa as barreiras vão sendo eliminadas, e a tecnologia vai se aliar ao processo, sendo direcionada para o lado certo. Mas todas as mudanças geram conflitos e são necessárias algumas adaptações, as pessoas devem ter persistência e não podem se omitir para essa nova era que chegou para nos ajudar.

    Marcos Eliseu Machado
    EEB Nicolina Tancredo

    ResponderExcluir
  7. O pensamento de certos professores quanto a tecnologia e metodos empregados nas salas informatizadas, é que devem ser usadas pelos seus alunos com a supervisão dos responsaveis por estas salas. Acostumados a repassar os conteudos programaticos sempre da maneira tradicional, tem receio ou mesmo acomodados de mudar sua maneira de agir. è preciso libertá-los da mesmice, e se possível atraí-los para o uso das novas tecnologias disponiveis. Também é preciso que não se deixe mais uma vez passar esta oportunidade, perdendo mais uma chance de tentar melorar a qualidade de ensino dos nossos joves.
    Heron Renato Molleri
    EEB. Pres. Roosevelt

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Os videos transmitem que é necessário adequar os professores as novas tecnologias, encorajando-os a se ambientarem às novas tecnologias também no plano didático, ou seja, não só inserir as TIC'S, mas sim revolucionando a metodologia proposta.

    ResponderExcluir
  9. As mensagens deixadas pelos dois vídeos nos fazem refletir sobre a importância da comunicação para a evolução humana, numa crescente desde a pré história até a idade contemporânea. Neste caminhar percebe-se a importância dos meios tecnológicos de comunicação, como facilitadores de desenvolvimento social, cultural e de conhecimento (Aprendizagem).
    Mesmo considerando a grande importância dos meios de comunicação é necessário ter em mente que os meios por si só não transformam, pois são ferramentas disponibilizada aos homens para através do seu uso ao produzirem modificações, modifiquem também suas atitudes. No caso da educação o uso das tecnologias além de facilitar o processo ensino aprendizagem deve também proporcionar aos educadores o repensar do seu trabalho pedagógico com mudanças tecnológicas significativas.

    Leandro Cesar da Silva.
    EEB Ildefonso linhares.

    ResponderExcluir
  10. O que se percebe nos vídeos é a forma como a tecnologia da informação é tratada, pois as formas mudam, a modernidade acorre, mas o método ainda continua o mesmo. Para obter um bom aproveito dos recursos dispostos em sala de aula é preciso que a reciclagem de metodologias possam fazer com que tanto os alunos quanto os professores façam melhor interação entre si e as tecnologias disponíveis no ambiente escolar. E nessa integração dos meios está justamente o profissional monitor das salas de tecnologias, fornecendo o suporte ao pleno entendimento e ao conhecimento conciso, das milhares de informações que se disponibilizam ao clicar do mouse. É preciso conscientizar, e incentivar os professores sobre as importâncias do uso das tecnologias como forma de garantir o sucesso no ambiente ensino-aprendizagem.

    Jocinei de Souza
    EEB Coronel Antonio Lehmkuhl

    ResponderExcluir
  11. Esses vídeos nos mostram o quanto é importante à participação dos professores nas salas tecnológicas, fazendo com que essa mudança transforme a vontade dos alunos em interesse.Assim os resultados do mundo informatizado serão cada vez mais positivos.

    ELISIANY CRISTIA REIS
    E.E.F.JÚLIO DA COSTA NEVES

    ResponderExcluir
  12. Nos dez últimos anos a área tecnológica teve uma evolução gigantesca e a cada ano evolui mais rápido. A tecnologia chegou a escolas. No entanto não adianta ter computadores nas escolas se os professores não têm interesse em usar. Ainda existem muito professores com medo usar as salas informatizadas por motivo de não saberem usar os computadores. Portanto deveriam ser oferecidos cursos de capacitação para ensinar os professores a usarem a sala informatizada. Assim os professores se sentiram mais confiante, aprenderam novos métodos de ensino e ainda terão um profissional formado na área tecnológica para auxiliar nas aulas.

    Jair Espindola Martins
    EEB Ildefonso Linhares

    ResponderExcluir
  13. Marciane Walter de Pieri
    E.E.B.Altino Flores

    Bom, acho que no 1º vídeo a professora além de usar as tecnologias deveria também mudar sua forma de ensinar, não esta ajudando muito.
    no 2º vídeo, concordo que as mídias estao presentes em todos os momentos de nossa vida, mas não aceito, pois influem em nossas tomadas de decisões, nossas escolhas,mas deveriamos escolher oque queremos anexar para nós e só anexar oque for de interesse.

    ResponderExcluir
  14. Pode se observar nos videos que nossa tecnologia não está sendo usada adequadamente, a forma de ensinar mudam, a tecnologia moderniza as aulas mais o método utilizado entre os professores continua sendo o mesmo, para mostrar um conteúdo com tecnologia o professor tem que ter criatividade e mudar suas formas de pensar seu jeito de agir e sua maneira de ensinar. Para ajudar nesta integração entre tecnologia e método de ensino o monitor da sala deve ajudar no entendimento de como se deve utilizar a técnologia com mais dedicação, o monitor deve conscientizar os profissionais de ensino da escola a se adequar com as novas tecnologias revolucionando seu método de ensino.

    ResponderExcluir
  15. Os videos mostram que devemos planejar e rever nossas metodologias em sala de aula, hoje somos e fazemos parte de um mundo movimentado pelas midias.As tecnologias passam a ter um papel fundamental em nossa aprendizagem, mas que devemos progredir, evoluir para o uso adequado das tecnologias.

    Idinéia
    E.E.B.ALTAMIRO GUIMARÃES

    ResponderExcluir
  16. A incorporação de novas tecnologias na educação vem provocando desafios aos educadores.
    A questão a ser discutida e analisada é de como os educadores vão se apropriar dessas novas tecnologias, não só do ponto de vista de se manuseio, mas principalmente de sua utilização pedagógica para que possam provocar resultados positivos na escola. Isso implica novas idéias de conhecimento, de ensino, aprendizagem, exigindo o repensar do currículo, da função da escola, do papel do professor e do aluno.

    Joana Kretzer

    E.E.B.Gama Rosa

    ResponderExcluir
  17. Atualmente, são inúmeros os meios disponíveis para nos mantermos informados. Porém, muitas pessoas ainda não sabem fazer o uso correto destes meios. De nada adianta ter as tecnologias disponíveis, se os métodos de ensino continuam os mesmos. A grande maioria dos professores não teve contato com estas tecnologias durante a faculdade, não foi preparado para estas mudanças. É preciso capacitá-los e motivá-los para um uso interativo destes meios.

    Gabriela Soares Gasperi
    EEB Maria da Glória Viríssimo de Faria.

    ResponderExcluir
  18. Percebe-se claramente na primeira parte do vídeo: tecnologia e metodologia, que a metodologia utilizada pela professora é a tradicional, centrada na figura do professor que TRANSMITE e não constrói conhecimentos com seus alunos. Observa-se também que não faz uso de técnicas e recursos didáticos (audiovisuais, cartazes, jogos, etc) necessários para a construção do conhecimento. Já na segunda parte do vídeo, observa-se que há novos recursos disponíveis para construir o processo ensino aprendizagem, mas mantêm atrelada a metodologia tradicional do professor “ensina” e o aluno “aprende”. Com isso, quero dizer que não basta termos vários materiais didáticos pedagógicos se não mudarmos a metodologia de ensino, provocando e desafiando os alunos para a construção da aprendizagem através das novas tecnologias.
    A tecnologia evolui de forma acelerada, o professor não pode ficar estagnado perante essa evolução, ele não só deve, como necessita, buscar aprimoramento e capacitação para lidar com os novos elementos que estão inseridos no seu contexto profissional.

    Graziela Faccioni
    EEB Porto do Rio Tavares

    ResponderExcluir
  19. Sabemos que a informática na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possiblidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que esta oferece.
    Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem à partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado
    O vídeo deixa bem clara a idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber como utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?
    Temos que primeiramente ensinar os professores a trabalhar com a tecnologia para assim eles poderem mudar sua metodologia de aula.

    ResponderExcluir
  20. Vejo com alegria, mas ao mesmo tempo com cautela a implantação das TIC´s nas escolas.
    Venho observando a reação das pessoas envolvidas neste processo e é importante notar que tanto o corpo docente quanto o corpo discente está dividido quanto a real necessidade das salas de tecnologia nas escolas para fins de estudos e aprimoramento do conhecimento.
    Quem sabe aqueles que pensam de forma negativa só vão acreditar de fato quando necessitarem deste conhecimento para o trabalho.
    Enquanto alunos e jovens acham que o importante é brincar com os recursos dos celulares, dos Ipodes, das variadas mídias a venda no mercado e postos ao alcance e quando não só para se exibirem.
    Enquanto adultos e professores recusam-se a interagirem com esta modalidade, "será medo do novo?"
    A reação de alegria citada no início deste comentário, dá-se quando deparamos com indivíduos criativos e motivados para trabalharem com esses recursos tão bem vindo mas ainda pouco aproveitado pelos mais carentes ou mais isolados (aqueles mais afastados dos centros urbanos).
    Bem vinda as novas tecnologias!
    Marília A R Carreira
    EEB Gama Rosa - SPA/SC.

    ResponderExcluir
  21. O primeiro vídeo:Tecnologia e Metodologia, expõe uma situação que infelizmente é comum nas escolas.As tecnologias disponíves ainda não são utilizadas como deveriam devido ao habito de utilizar meios "tradicionais" para educar.O professor "atual" tem o papel de educar TAMBÉM para o bom uso da tecnologia. Uma vez que eles tem acesso em outros estabelecimentos fora da escola e por nunca ter esperimentado uma aula virtual por exemplo, usar a NET somente para diverssão.Lembro o quanto jogos escolares eram prazerosos na minha adolescencia. O jovem gosta de se comunicar, trocar idéias, e conhecimentos.Ele não é um ser estático. E apesar da posição em que nos encontramos enquanto navegamos não estamos estáticos. Muito pelo contrário. Virtualmente é possível conhecer o mundo todo, virtualmente é possível converssar com um americano e aprender bem o seu idioma. Por quê não? É claro, que nos faltam alguns materiais para ampliar e dinamizar este uso, como por exemplo:câmeras (claro com audio imbutido) para cada micro.Mas enquanto isso vamos usando o chat, blogs e postagens para as aulas.
    O Poder das Midias, que vimos no segundo vídeo, pode e deve ser utilizado nas escolas, a fim de, passar conhecimentos a nível global.E digo mais, é possível até conhecer mais um pouco sobre o universo tb.. Se utilizarmos bem estas tecnologias os alunos terão prazer em estar em sala, em estar na escola, para aprender, para ouvir e falar.Como monitores da sala de informática temos o dever de mostrar o quanto estas tecnologias são poderosas para educar.
    Bom trabalhos a todos!!
    Iris da Cruz Conceição
    Sl Informática
    EEB Profª. Nicolina Tancredo.

    ResponderExcluir
  22. os videos mostram o quanto é importante tecnologia nas salas de informática,
    o quanto é fundamental para o insino dos alunos e a té memso dos professores
    para isso os memso tem que estar capacitado para poder usar todas as ferramentas necessarias para o ensino.

    Paulo Riacardo Reis
    EEB Valdete Luci Martins Porto

    ResponderExcluir
  23. Existo, manifesto, vejo, pergunto, quantas ações desde rudimentares até os dias de hoje.Quantas informações? A mensagem chega, transformo ou permaneço. Como o emissor que chegar ao recpector. Quantos bla bla bla ou Pense vc EXISTE, conceitue sua vida, mostre suas emoções. Trsnformar é modificar conceitos e fazer escolhas, é digerir as informações em sua própria sabedoria.ESCOLA ACORDA, ESTAMOS REPETINDO TUDO, NADA MUDOU,EM QUE MUNDO ESTOU DENTRO E FORA DA ESCOLA, estamos criando joãozinhos e marias repetitivos de tela. Desafio mostrar o visual, o som, em amor, será que conseguiremos em um tempo?

    Rita de Cássia Cardoso - EEB DR PAULO FONTES

    ResponderExcluir
  24. Carlos Broering Bruno
    EEB Francisco Tolentino

    A mídia é hoje um dos processos mais importantes dentro de um ambiente escolar. Praticamente o que se pensa hoje é em estar cada vez mais à inserindo dentro das salas de aulas, como observamos com recursos áudio visuais inseridos até mesmo pelos professores, para estimular os alunos também a usarem.
    Contudo como mostra o vídeo, muitas vezes a prática com os recursos digitais, não são bem empregadas. O que podemos observar é que muitos alunos sentam em frente ao computador e apenas copiam o que visualizam na internet, ou seja, reproduzem e não são estimulados a usarem os recursos, pois geralmente os professores não interferem verdadeiramente na forma como o aluno deverá construir suas atividades.
    Sem entender como fazer uma pesquisa, por exemplo, o aluno desmotivadamente tenta burlar o professor com trabalhos plagiados na íntegra, utiliza-se apenas de uma fonte de pesquisa, que em muitos é Wikipédia e leva aquele assunto para a sala de aula como algo verdadeiro.

    ResponderExcluir
  25. O vídeo 01 mostra uma situação real, ainda vista em muitas instituições educacionais, onde existem pessoas alienadas (sobre certos assuntos) na educação, realizando um trabalho no qual de nada adianta utilizar recursos tecnológicos se a maneira qual a aula é ministrada não muda.
    Para solucionar essa situação, penso eu, que não deve-se mudar apensa a maneira de ensinar do professor, mas o pensar dos alunos, eles devem compreender/aprender como (quais são seus limites) e para quê utilizar o recurso tecnológico que há um bom tempo faz parte da vida dos mesmos.

    No vídeo 02, a situação é outra, antigamente comunicação não tinha tantos problemas, como hoje que as mídias têm uma “voz” muito maior sobre nós do que nos mesmos, ela é como aquela “vozinha” que quando precisamos de conselhos, escutamos na nossa mente dizendo faça isso, faça aquilo... e logo sem questionar estamos fazendo (comprando, jogando...).
    Então, para que a mídia deixe de ser um problema e vire uma solução, devemos tomar cuidado com o que colocamos nessas mídias.


    Kênya Becker de Souza.
    EEB Osmar Cunha (EEM Jacó Anderle).

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir